.:A DIFERENÇA ENTRE O REMÉDIO E O VENENO:.

Está marcada para hoje, a audiência pública para discutir com a sociedade se os anorexígenos devem ser banidos do mercado. Em seguida, a diretoria colegiada da audiência, anunciará o parecer final.

Na semana passada, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou sua intenção de proibir a venda dos principais remédios para emagrecer que atual sobre o sistema nervoso central. São eles: os anorexígenos sibutramina, mazindol, anfepramona e femproporex.

Hoje terminei de ler a matéria da Revista Veja sobre a proibição dos remédios para emagrecer e posso garantir que continuo sem opinião formada a respeito.


Se por um lado, os remédios apresentam muitos efeitos colaterais e contraindicações (como eu já contei aqui), por outro, eles acabam ajudando 30,4% dos pacientes (no caso da Sibutramina) a perder peso.

No entanto, alguns médicos alegam que não há remédio sem efeito colateral.
A diferença entre o remédio e o veneno está na dose” Paracelso (1493-1541)

Também é certo que com a proibição, crescerá o mercado de venda de receitas médicas, como mostra a reportagem da revista. Hoje já são vendidas receitas médicas no centro da cidade a 30 reais. Um absurdo!

Contudo, também não acho certo que as pessoas tomem remédios acreditando que estarão livres da obesidade para sempre. É preciso colocar a alimentação no foco da discussão e não apenas a fome! Os medicamentos funcionam apenas porque eles agem no sistema nervoso central aumentando a sensação de saciedade e reduzindo o apetite, ou seja, parou de tomar, voltou a engordar! Como aconteceu comigo.

Acredito que apenas analisando dados estatísticos relacionados aos riscos  e benefícios dos medicamentos é que poderei ter alguma opinião formada sobre o assunto. Enquanto isso, vou  percorrendo meu caminho reaprendendo a comer.

Comentários

Glaucia Borges disse…
É amiga realmente é complicado oq opinar quanto a issu mas o problema dos medicamentos é que a maioria toma e pronto nao fazem a dieta corretamente eu mesma falo por experiencia eu tomava e nem comia nem lembrava passava ate 5 horas sem comer e ficava de boa e obvio q é errado ne bjus linda parabens pelo post interessante
Unknown disse…
Todas as vezes q tomei remedio emagreci super rapido... quando parei engordei o dobro...
A Sibutramina não adiantou pra mim.;.. não fez efeito..
bjs
Talita Oliveira disse…
É Rapha! Acredito tb que o foco deveria ser o alimento! Até pq o remedio só vai funcionar se tomado pra sempre, uma vez que a pessoa não se reeducou plenamente! Eu sou contra pq assim, eu sei o quanto é bom comer, amoo comer mas ao mesmo tempo sei que se reeducar não é deixar de comer, é comer coisas saudáveis! Não acredito que uma pessoa coma muito, exageradamente por FOME mas sim por GULA o que é diferente! Nos casos dos muuuito obesos, isso é com os médicos né? Mas ainda acho, que no meu caso por exemplo, 12kg a mais do que o ideal e 18 a mais do que eu gostaria, não é motivo ainda pra médica endócrino ter insistido em me fzr tomar o medicamento e nem cogitou me encaminhar pra nutricionista! Foi a gastroenterologista que me encaminhou! Acho a polêmica realmente complicada! Não sei mais hehee

Bjs Rapha!
Anna disse…
eu ja tive uma má experiencia com medicamentos para emagrecer, mas acredito que tem casos que a pessoa a principio pecisa usar pra se controlar, é algo q só o medico poderá julgar, eu hj me conscientizei q sem reeducação não chego a pinto nenhum, pois a sanfona me pega , acho que as pessoas procuram uma saida facil inexistente e ilusória
bjim flor
Nathália disse…
Que situação complicada... também nao tenho opiniao formada. Mas acho que o foco do emagrecimento devem ser os alimentos, a RA, a AF e não os remedios... eles até podem participar, mas nao deviam ser considerados o principal...
Beeijo
Elayne disse…
Tomo remédio para emagrecer nunca mais... depois que parei engordei tudo de novo!!
Tô fora.



bjus.
http://simplesassimmesmo.blogspot.com
Pode me visitar e seguir também??
Oi Rapha, tudo bem? minha experiencia com remedios nao foi nada boa... ficava muito irritada, sentia dores de cabeça e o pior, quando parei de tomar engordei mais que o dobro do que tinha emagrecido.

To lutando agora com reeducação alimentar e exercicios fisicos, ja emagreci 5 kilos em um mes.

Depois da uma passadinha lá em "casa".

bjoss
Euzinha ....... disse…
Oie Rapha,

Eu já tomei remédio e a experiência não foi nada boa, tive síndrome do pânico ........ e tenho que conviver com a doença até hoje ......

Acredito que o caminho é realmente a reeducação alimentar, pois é a solução definitiva para o problema de obesidade.

Miga, sabe sorteio que eu falei no meu blog, participa mesmo, eu ganhei um kit hoje (de um outro sorteio)........... assim que chegar eu vou postar e tirar umas fotos .......... nunca acreditei nesta história de sorteio, mas não é que ganhei, agora ninguém me segura, vou participar de vários ............

Obrigado pelo elogio do cabelo .................

Beijus linda e força heinnnnnnnnnnnn
Euzinha ....... disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris Bonfim disse…
oih...
é ja tinha comentado no seuh post anterior, oke me deixa ferada é essas receitas ke saum vendidas, é esse povo ke toma a torto e a direito, aih kenm paga o pato é kem vai ate um mediko, paga consulta, kompra na farmacia, etc...
mas é realmente uma faca de dois gumes...
entaum vamos lah, sem remedios, por nos mesmas...
bjokas
Anônimo disse…
Bem Rapha, o negócio é que qdo tomei sibutramina, fiquei no shape, depois engordei tudo novamente. Porém, acho que obesidade mórbida vale a pena, é um processo extremamente lento, na medida certa sem abuso, seria um alento para a pessoa que tomar.
Mas como para algumas como nós não resolveu, ficamos na garra mesmo.
Bjo pra vc.
Grazi disse…
Olá Rapha tudo em paz ?!?! Te encontrei no orkut na comunidade de gastroplastia, sempre entro lá para ler uns relatos, enfim aprender com as experiencias das outras pessoas que já passaram pelo mesmo que a gente. Fiquei encantada com seu blog, e vi que vc também operou no Instito Garrido. Eu tenho 16 meses de gastroplastia e até o momento eliminei 53 kilos, estou muito focada no momento na atividade física, pois não há como não mudarmos nossa cabeça e a atividade física tem que fazer parte desta mudança.
Irei acompanhar seu blog, espero que em muito breve vc recupere sua auto estima, confiança , pois só isto que deve estar te faltando para deixar seus 10 kilos ON, desde a sua cirurgia. Sinto muito pelo seu pai, imagino tudo que vc deva ter passado, pensado enfim... te desejo sorte, e se puder ajudar em alguma coisa entre no meu blog, ou me ligue sempre estamos dispostas a ajudar uns aos outros, sejam com palavras, gestou ou texto. Força na peruca e vamos que vamos.
Anônimo disse…
Nossa como vc é linda!!!
Amei seu blog,vc esta de parabens,ultimamente estou achando cada blog maravilhoso sobre alimentaçao,gostei muito do seu.
Beijao linda!!
www.intimidadecomabalanca.blogspot.com

Postagens mais visitadas