.:A AULA DE HOJE É SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:.

Pra quem ainda não sabe, sou professora.

Sou formada em Pedagogia desde 2005 e estou habilitada a ministrar aulas a crianças de 3 a 10 anos (Educação Infantil e Ensino Fundamental I).

Gosto muito do que faço. Muito mesmo. Sou do tipo romântico: acredito na educação. Todo mundo diz que sou assim porque estou no começo de carreira. Bem, tenho o mesmo pensamento há seis anos, então, sei lá. Acho que não vou mudar. Adoro demais minha profissão, meus alunos. Já disse isso, não?

Atualmente, trabalho duplamente - manhã e tarde - para a Prefeitura da cidade de São Paulo (sorte deles - sem modéstia nenhuma). Pela primeira vez em seis anos, tenho duas turmas com a mesma idade e perfil. Isso está sendo um ótimo desafio!

Enfim, falei tudo isso para contar que estou trabalhando com uma das turmas o tema Alimentação Saudável. Na semana passada, quando comecei a matéria apresentando os grupos de alimentos e falando um pouco sobre o que é uma refeição balanceada (nunca me senti tão preparada para falar sobre isso), pedi para cada aluno escolher um dia e anotar tudo o que comeu.

Alguns não ententederam que tinha que anotar TUUUUUUUUDO. Perguntaram:
- Mas bala conta?
- Eu comi mais coisas esperando pelo jantar. Tinha que ter anotado?
- Eu não anotei o que eu comi antes do futebol porque eu jantei em casa depois...

O que eu percebi é que, assim como nós antes da r.a., eles não tinham ideia de como estava a alimentação deles. Eles não sabiam se estavam comendo pouco ou muito.

Cada um escreveu e ilustrou seu cardápio do dia e fizemos um mural.
Na aula que vem, cada um apresentará seu cardápio, avaliará como acha que está sua alimentação e juntos vamos dar algumas dicas para cada criança melhorar de acordo com o que já estudamos ser uma alimentação balanceada.

Por enquanto é isso pessoal!

[Vou ver a mamis. Mais tarde volto com a pizzaria de ontem! Ai...]

Comentários

Thássia S. disse…
Ai que fofo! Queria que meu pequeno tivesse uma professora assim! kkk Apesar que ele com 4 anos vive dizendo que ta gordo e vai fazer dieta (deve ser pq ele só escuta a mãe falando isso kkk)

Mas sério, se cada um fizesse sua parte o mundo seria muito melhor, neh!? Parabéns pela sua iniciativa! Bjks
Fefa disse…
Oi Rapha!

Que máximo vc colocar esse assunto no trabalho que vc tanto gosta.
Fiquei com dúvida: ELES TINHAM OU NÃO TINHAM noção da alimentação deles?

Muito show!!!!!
Hoje eu vou comer pouco durante o dia, pq a noite tem UFC! quero comer pipoca!!!
«√¡√¡» disse…
Oi Rapha, precisamos mesmo de mais professoras como vc!! :) lindo vc gostar assim do seu trabalho, sera especial na vida de muitos alunos!! Beijos!
Anônimo disse…
Rapha eu tbém acredito que só a educação salvará, se isso for possivel este mundo, tanto é que hoje aos 31 anos, decidi que vu iniciar a faculdade de pedagogia.
Eu já me senti velha e até larguei após uma semana cursando...mas era num outro momento, eu estava bem depressiva, meu casamento só tinha um ano, e eu não queria estar todas as noites fora...muita gente acha esta minha idéia louca, principalmente por eu ser formada em Direito, mas a verdade é que conclui meu curso anterior só para não parar pelo caminho, o que me arrependo pois deveria ter largado e partido pra outra, mas não tive esta coragem por medo do que os outros iam falar, o que aconteceu? Falaram do mesmo jeito pois não quis exercer a profissão...hoje eu digo: dane-se, eu vou fazer algo em que acredito e que me dê felicidade. Acredito que professor não é uma carreira bem valoriada, e que todo mundo hoje quer ser doutor, mas as vezes se esquecem que para isto se tornar realidade foi necessário passar pelas mãos de um professor... acho que finalmente achei minha vocação que durante anos corri ( minha mãe e professora, minha irmã atualmente leciona para o ensino fundamental tbém, se formou ano passado...), estou decidida e te dou os parabéns por exercer sua profissão com dignidade, carinho e dedicação!!!!
Bjocas
Kawana de Campos disse…
Nossa muito bom isso parabéns,
provavelmente vai ajudar muita criança gordinha que sofreria bulling a mudar alimentação desde já, fora que eles passam a influenciar as famílias

Bjus parabéns pelo seu trabalho

http://euqueroeupossoemagrecer.blogspot.com/
Bibi disse…
Oiiii!!! Estou de volta... (depois de 8 dias de festa da jacolândia)

que vergonha!

Sobre seu post... Acho que existem duas coisas que toda criança deveria ser ensinada desde pequenininha, repetidamente: alimentação e trânsito (como pedestre, usando bicicleta e sendo motorista de carro)!

Nesses dois aspectos a gente vive uma desorganização extrema! Nos transformamos em adultos ansiosos que descontam na comida e no trânsito as nossas frustrações...

Só pode dar errado, né? Ainda bem que eles tem uma professora esclarecedora!!! Outra lição que você pode dar pra eles é: comer só ate quando estiver satisfeito. A noção de satisfação é errada pra mães e filhos... a mãe sempre quer que a criança coma até esvaziar o prato. Eu fui criada assim e tenho até hoje pena de 'deixar comida'. Com isso já comi muito mais do que deveria!


Beijocas!!!
Tamiris disse…
Se desde cedo as crianças forem educadas com hábitos saudáveis,creio que só temos a ganhar,cada vez mais as crianças estão ficando obesas,conscientização é tudo e eu acredito no futuro das crianças
Isabela Kanupp disse…
Eu sou bbem chata sabe?Eu acredito que tem assuntos que a escola não deve se meter a falar com as crianças, que estrapolam o limite de educação da escola e educação de pai e mãe em casa. Mas essa é minha visão como mãe.
Mas vou te contar, que se minha filha chegasse em casa falando que a professora tinha ensinado sobre alimentação saudável eu iria na escola abraçar a professora porque ó, MUITO ÚTIL!
Sem contar que, com isso pode evitar muitos futuros adultos com problemas alimentares!


Beiiijos e ótimo fim de semana!
http://perdendo20.blogspot.com
ótimo trabalho. todos deveríamos ter essa aula na escola, diminuiria mto os casos de obesidade.

Uma ótima semana para você!!!

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................
Alê_Corá disse…
Que bacana, ter consciência disso desde cedo ajuda muito.
Meu filho está estudando os alimentos na escola e outro dia veio falando que tem de comer um pouco de cada grupo, fiquei toda orgulhosa.
Isso com certeza irá influenciar suas escolhas futuras; que sejam sempre inteligentes :-)

Postagens mais visitadas