quinta-feira, agosto 18, 2011

.:HÁBITOS ALIMENTARES: PASSADO, PRESENTE E FUTURO:.

Na semana passada, a tarefa semanal do Desafio de Agosto foi evitar um hábito alimentar que prejudicasse seu emagrecimento.

Ainda sobre essa tarefa, estive pensando nos hábitos que tinha, tenho e pretendo ter.

Antes de fazer a redução do estômago:
  • Não era hábito consumir frutas, legumes e verduras. Consumia de vez em quando e normalmente como acompanhamento de algo calórico. Por exemplo: torta de maracujá ou morango, bolinho de legumes, couve-flor frita, etc.
  • Sempre optava por fritura.
  • Bebia refrigerante normal.
  • As refeições eram instáveis. Comia pouco no café da manhã e almoço. A noite, abusava no jantar e na ceia. Costumava ir deitar tarde, então, ficava beliscando até dormir.
  • O pão nosso de cada dia era do tipo francês. Com direito a mais de um por dia.
  • Comia um doce depois de todas as refeições.
  • Adoçava sucos e café com açúcar.
Depois da redução do estômago:
  • Comecei a tomar refrigerante light.
  • Não conseguia comer muito, então comia várias vezes por dia.
  • Trocava uma refeição completa por um doce. [Fiz isso muitas vezes.]
  • Passei a comer algumas frutas (não regularmente) e experimentei algumas verduras e legumes.
  • Comia pouco, mas bem errado.
  • Passei a tomar o café (apenas o café) com adoçante. O açúcar me dá dumping.
  • Ainda não tinha muito horário para comer.
  • Comia o que tinha disponível.
Agora, tentando a salvação reeducação alimentar:
  • Todas as bebidas que consumo são light ou zero.
  • Não uso mais açúcar para nada.
  • Como pão integral e light diariamente.
  • Faço minhas refeições de 3 em 3 horas.
  • Como, pelo menos, duas frutas por dia.
  • Tanto no almoço, como na janta, como legumes e verduras.
  • Procuro variar o cardápio para não enjoar de nada.
  • Planejo semanalmente meu cardápio com o que tenho em casa.
Ainda preciso melhorar:
  • Depois das refeições, ainda preciso do doce. Mas procuro comer uma barrinha ou fruta.
  • Entre as refeições, ainda belisco alguma coisa de vez em quando. (Normalmente doce: bolachas, cookies, chocolate)
  • Tenho dificuldade em recusar algo gostoso, mesmo quando já estou satisfeita.
E você, que hábitos alimentares precisa aderir ou extinguir da sua alimentação?

4 comentários:

kelen disse...

olá quanta diferença na sua alimentação , a minha tbm ja mudou muito , mais ainda como fritura as vezes rsrsrsr preciso melhorar isso bjx

Flavia Claro disse...

é... que revolução né, não tem milagre meeeesmo,só a reeducação alimentar vai nos ajudar a conseguir nossos objetivos, eu preciso mudar bastante coisa ainda, mas aos poucos eu chego no ideal :)

Jackeline disse...

Oi Rafa, boa noite, tudo bem?
Estou começando nesse mundo da blogosfera e dei uma lida no seu blog p me inspirar.
Gostei do seu cardápio da semana, pena que pra mim seja tão dificil comer bem assim!!

bjo

Andrea disse...

Mudei minha alimentação completamente,e quando lembro das calorias que eu ingeria..afff
Hoje tento tirar de vez o refrigerante das minhas refeições,mesmo sendo light,mais tá difícil ainda!
Bjo