.:QUAL A MELHOR DIETA DO MUNDO?:.

É importante que eu diga que (1) eu não sou nenhuma especialista em nutrição e (2) conclui sobre a melhor dieta do mundo apenas de forma empirista, observando, analisando.

O que vejo nas minhas andanças pelos blogs é que muitas meninas, assim como eu, já tentaram emagrecer de diversas formas.

No meu caso específico, tentei seguir os Vigilantes do Peso, a dieta da Sopa, a Dieta dos Pontos, a calculadora de calorias, dieta da proteína... Tomei remédio (duas vezes), fiquei 10 dias em um SPA e até reduzi o estômago. Ou seja, apesar de estar longe da especialização na área, tenho uma vasta vivência [infelizmente].

Vejo agora a ascensão de uma nova esperança: a Dieta Dukan.

O fato é o seguinte: todas as dietas citadas acima funcionam. Todas! Desde que, é claro, você consiga segui-las a risca. É justamente aí que mora nosso problema [o meu, pelo menos].

Se a gente tivesse condições de seguir uma dieta equilibrada, não precisaríamos de dieta!

Enfim, se você consegue seguir a risca a dieta, você vai emagrecer, com certeza. Eu te garanto.

No entanto, vamos combinar que o número de dieta que a gente já começou e parou é praticamente infitino. Isso só demonstra o que estou tentando provar. Quanto mais restritiva for a dieta ("Não pode isso hoje", "Só pode comer tal alimento durante X tempo"...), maior chance você tem de não conseguir levá-la até o fim.

Outro problema é que algumas dietas são feitas para perder peso mais rápido, mas não consideram a vida DEPOIS da dieta. Por exemplo: ao acabar a dieta da sopa, da proteína ou a Dukan, que hábitos alimentares saudáveis você vai levar para a vida toda?

Ou seja, você perde peso, mas depois, como não aprendeu a se alimentar direito, volta tudo de novo. [Tenho certeza, você já viu esse filme.]

Em relação a  dieta dos pontos, vigilantes e contagem de calorias. Elas tentam ensinar hábitos mais saudáveis, por isso, a chance de sucesso é maior.

No entanto, o sucesso delas é inversamente proporcional ao tempo de eliminação de peso, o que faz muitas desistirem no meio do caminho... [eu sou um exemplo]. Fora que eu acho um SACO ficar contando pontos, calorias, notas... E ninguém vai ficar fazendo isso pro resto da vida, né?

Minhas modestas conclusões:
1- Todas as dietas emagrecem, desde que seguidas corretamente.
2- Ser saudável e manter-se no peso ideal pode ser um desafio maior do que emagrecer.
3- O único jeito de VIVER saudavelmente é comendo direito, sem restrições e de forma equilibrada. [Para continuar magra depois da dieta, você vai ter que fazer isso.] Ou seja, você vai ter que passar por uma reeducação alimentar de quaquer jeito, mocinha.
4- É fundamental tirar o bumbum do sofá e praticar exercícios físicos.


FIQUE A VONTADE PARA DISCORDAR.
Não escrevi nenhuma verdade absoluta, mas minha opinião sincera sobre as DIETAS.

Comentários

Smiley disse…
Concordo plenamente com este post. A dieta perfeita é aquela que melhor se adapta a cada um e que se consiga cumprir, de preferência fácil de seguir para a vida! Beijinhos
Anônimo disse…
Eu concordo com tudo ,toda dieta emagrece sim ,mais desde que você a siga corretamente.
Na minha opinião é seguir uma alimentação saudavel ,com mudanças alimentares dia a dia ,assim vc leva pra vida toda
E nao aquelas dietas doidas que prometem emagrecer rapido ,mais e depois que passa,volta a engordar tudo.
bjos
disse…
Rapha, acordei pensando justamente nisso hoje! Porque tá chovendo posts sobre isso e sempre me perguntam 'o que vc acha da dieta tal'!

Isso que vc disse não é uma certeza absoluta, mas passa perto! hahahaha

O efeito psicológico de se cortar um alimento é, para mim, devastador! Tem mais de 3 semanas que não como chocolate (eu acho) e se tivesse decidido cortá-lo da minha vida, não teria ficado 2 dias sem pensar nele. =)

Beijos!!
Dê! disse…
Concordo plenamente.

A "mente" coça quando se ouve/lê sobre dietas que prometem o que TODAS querem: Emagrecer rápido.

Todo mundo quer o caminha mais largo para caminhar até chegar no destino.

Mãããs e o resto da vida? Penso exatamente assim, se fizer tal dieta, emagrecerei, mas e quando eu voltar a vida normal?

Então a r.a. tem que ser a vida normal. (?) hehehe

Beijos Rapha!
Thássia S. disse…
Concordo plenamente contigo, mas às vezes a pessoa precisa de um sacode, eu pelo menos procurei a Dukan por ver que não estava conseguindo controlar minha ingestão de carbo, principalmente doce (sou uma formiga). E foi ótimo! O "depois" foi bacana porque com a dieta restritiva de carbo eu comecei a ter uma outra consciência gastronômica, digamos assim. Quando ia comer um doce, me satisfazia com pouco, claro que depois de um tempo você começa a dar aquelas "jacadinhas básicas", mas isso é normal pra nós. kkkk

Olha, eu acho que tudo é válido, mas nada deve ser visto como o milagre, a solução, enfim...

Outra coisa, é difícil comentar no seu blog porque como você é professora, fico sem querer errar a ortografia. Mesmo assim adoro!!! Beijosss
Bel Manjericão disse…
Por isso detesto dieta. Fiz uma na vida, mas na época mal estava com sobrepeso, foi por uma semana e uma brincadeira com uma amiga, só para rir. Por sinal, depois descobri que a dieta era uma fraude, uma brincadeira lançada na internet.

Tive quatro vezes de tentativa de emagrecimento que não deram certo porque resolvi fazer do meu jeito com restrições e sem mudar a mentalidade. Não era dieta, era besteira.

Por isso, agora, só sigo o que minha nutri recomendou, nem é restritivo, não é maluquice e posso dizer que já adquiri hábitos para a vida, não para o momento. Coisa fundamental foi querer mudar a mente de gordinha. EU ESPERO continuar assim e nunca mais desistir. Estou tão contente! Pela primeira vez na vida, depois que engordei, estou conseguindo.

É fundamental o 4, sim, porque, além de ajudar a emagrecer, vai ajudar a diminuir (ou zerar, por que não?) a quantidade de remédio na terceira idade, hehehe! Tá, nem tenho 40 anos, mas estou pensando nisso.
Vanessa disse…
Oi amiga concordo plenamente com vc bom...eu sou uma das que resolveram apelar para a Dukan...mas já estou pensando no depois da dukan...eu acho que se conseguir chegar ao meu peso com a dieta dukan que é muito rrestritiva, e depois levar uma vida saudavel conseguirei manter o peso...é a minha opinião. mas adorei seu post....vc fala a pura verdade...beijoss
Julia disse…
Rafa eu tenho pensado nisso há dias, e estou pra escrever sobre isso.

A pessoa faz a tal ditea milagrosa, se priva de tudo que gosta, aí quando alcança o peso desejado engorda em dobro pq come tudo aquilo que tava com vontade e não comia no período de privação!

Por isso que o lance é r.a, e mesmo assim, é sofrifo neh?

Beijos e bom fds

Adoro seu blog

http://blog-espelhoespelhomeu.blogspot.com/
Fernanda Sodré disse…
Praticamente um tese de mestrado aprovada.
Arrasou.
Rachel disse…
Concordo plenamente. Plenamente. Parabéns pelo post!!! Bjsss e ótimo fim de semana
Léia disse…
Eu tbm concordo, ja tentei de tudo mais nunca me comprometi de verdade, nunca me responsabilizei pelo meu sucesso....então, admiro muitoo quem consegue seguir uma dieta a risca, pra mim não dá...contar calorias então, affe!!!!

No fundo todo mundo sabe o que comer, em que quantidades, se esta bom ou nao e tbm que tem que fazer AF, não tem jeito....

beijos, otimo post!
Ana disse…
Impossível fugir da reeducação alimentar. Quem faz dieta vai passar a vida toda experimentando dietas malucas e corre o risco de ficar dependente de remédios ou passar séculos no efeito sanfona(meu caso!). Exatamente! Quem sabe manter o equilíbrio não precisa de dieta.
Thalita Loraynny disse…
Vc tem razão!
a solução é se educar.
Eu mesma começei a dieta dos pontos, mas já tem uma semana que não consigo anotar o que como e contar os pontos por falta de tempo, e exatamente nessa semana, não emagreci.

Acho que o bom resultado depende de força de vontade e diciplina.

Bjus***
Nah Ferreira disse…
Sabe o que é pior? NÂO TEM COMO DISCORDAR!! é exatamente isso! Otimo post.. beijos e bom fds :*
disse…
Oi!!!Amei seu post, sabe quando alguem fala tudo aquilo que vc pensar foi isso que senti quando li...bjsss
MoMô disse…
Sendo assim...

A melhor dieta do mundo é aquela que você faz por prazer e saúde em primeiro lugar!
Bons hábitos, nos trazem recompensa na balança e em nosso humor!

Rapha, esse negócio de dieta restritiva não é comigo! Concordo 100% com o post
Mel Mudanca disse…
Oi Rafa..quanto tempo..como vc ta? lembra de mim, meu problema com melhor ou pior dieta é que eu nao posso nem ter em casa nada..minha geladeira é quase uma horta..hehe..se tenho eu como. Depois de 3 meses, estou recomeçando mesmo do zero..fico anciosa, triste...vc imagina como é ne ...mas vamos la..um passo de cada vez. Um beijo e bom domingo !! espero que possamos nos ajudar.
Julia disse…
Rapha ... eu acompanho seu blog e acesso todo dia pra ver se há alguma novidade,mas gostaria que vc me ajudasse com uma questão.

Estou interessada em fazer a cirurgia sim, me encaixo no fator o besidade mórbida, embora não tenha nenhuma doença concominante pra fazer a cirurgia, mas uma dúvida me assola, qual médico devo procurar?
Digo isso pq meu endócrino me olhou bravo quando perguntei, e até onde sei quem faz a cirurgia é o gastro, então gostaria de saber se é com ele que converso diretamente, e como abordar isso?

Se puder me ajudar, fico agradecida

Beijos e bom finaçzinho de domingo!

Postagens mais visitadas