domingo, março 25, 2012

.:ERA UMA VEZ UM FINAL DE SEMANA RELAXANTE:.

O final de semana foi uma delícia! Pena que já terminou. Fazia tempo que eu não desligava completamente das coisas. [A monografia está praticamente finalizada. Só falta a revisão final da orientadora. NEM ACREDITO!]

Viajamos na sexta-feira a noite e só voltamos no final da tarde de domingo. Voltei mais animada, bem disposta. Feliz!

Tomei sol, dormi a tarde, joguei conversa fora e até COZINHEI coisas comíveis [strogonoff de filet mignon, carne na cerveja preta e até brigadeiro prestígio de colher].

Não foi um final se semana dos mais lights. Comi brigadeiro e salgadinho, mas tomei bastante água, comi salada e frutas.

Tô ouvindo de um monte de gente que eu estou mais magra. É meio esquisito isso porque eu sei que não estou. Vai ver que a barriga está tão grande que o povo tá achando que os ombros e o rosto ficaram mais finos. Vai entender!
Com 20 semanas.
Agora é hora de respirar fundo e se preparar para a semana que está por vir.

Essa semana tenho consulta com a endócrina, dois exames (ultra-som morfológico e curva glicêmica), aniversário dos meus irmãos... Só de pensar em tudo, já deu preguiça!

BOA SEMANA!




quinta-feira, março 22, 2012

.:DE PERNAS PARA O AR:.

Foi só agora que eu percebi que faz um tempão que eu não venho aqui contar as novidades.

Na verdade, não tenho muitas coisas para contar, porém tenho o maior prazer em escrever mesmo quando não tenho nada a dizer [coitada de vocês!].

Hoje tive mais uma consulta com a médica GEO. Estou com 20 semanas, portanto, entrei no segundo trimestre e já percorri metade do caminho.

Tá passando super rápido e tem sido uma gestação abençoada. Sem enjoos, sonolência, indisposição ou qualquer coisa do tipo. Até o peso que poderia ser um fator negativo, tem colaborado [mas não é o ideal...].

A consulta da médica hoje foi muito boa. Fiquei feliz em saber que o bebê está se desenvolvendo bem. Ele já tem 22 centímetros e gosta de se mexer bastante.
De pernas para o ar com 20 semanas (4 meses).
Eu engordei 1,3kg do mês passado para cá, ou seja, comecei a gravidez com 72kg e, aos 4 meses, estou com 75,3kg. Sinceramente? Pra mim está ótimo!

O único porém é que a médica quer que eu pratique atividade física: pilates OU hidroginástica. Vou começar a procurar amanhã mesmo, mas só pretendo iniciar em abril.

Estou curtindo muito a gravidez e procurando me estressar o mínimo possível. Eu sou uma pessoa que gosto das coisas do meu jeito e quando algo sai diferente do planejado (tenho mania de planejamento), fico magoada, sentida, descrente (como diria minha finada avó).

Mas tô procurando segurar minha onda. Tento achar algo de positivo em tudo que acontece, o que nem sempre é tão fácil...

Além da gravidez, algo muito legal aconteceu: percebi que estou cercada de gente especial, divertida e muito muito muito carinhosa comigo. Estou falando de marido, família, amigos, colegas de trabalho, médicos, blogueiras que não me abandonam, mesmo sem eu conseguir comentar no blog delas... [Isso vai acabar! Termino a monografia em UMA SEMANA.]
Olha que fofo o casaquinho e o sapatinho que o Erick ganhou hoje
de uma amiga do trabalho. Simplesmente, amei!
Todo dia antes de deitar agradeço por esse carinho que recebo, mesmo sem saber se mereço tanto...

[obrigada!]


domingo, março 18, 2012

.:GRÁVIDA-GORDINHA:.

Quando a gente é gordinha passa por inúmeras situações vexatórias relacionadas ao corpo.

Já contei algumas das situações que vivenciei aqui no blog.

Apesar de ter perdido 9kg antes de engravidar, eu tinha certeza que eu seria uma grávida-gordinha.

Mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que eu tinha certeza (e eu estava certa) que continuaria sofrendo com comentários indelicados, com pessoas cuidando do que eu como (agora com uma desculpa extra) e com o fato de saber que, por muitos meses, eu não seria vista como "grávida" e, sim, como "mais uma" gordinha.

A maioria das pessoas é super gentil comigo: dá dicas, elogia, diz que a barriga tá linda... Mas tem sempre aquelas-pessoas-abençoadas que adoram cutucar a onça com vara curta.

Durante esses quatro meses, algumas coisas aconteceram.

Uma pessoa do trabalho passou a me chamar de "gorda". Tenho certeza que ela acha que é carinhoso, mas pra mim a palavra "gorda" tem uma conotação negativa. Trauma de infância!

Sempre que estou comendo, alguém pergunta quantos quilos já engordei. Assunto meio desagradável de conversar durante uma refeição.

Tem sempre alguém olhando o tamanho da minha porção (mas esquece de olhar o tamanho da dela!).

Ouvi uma tia dizer:
- Caramba, você já engordou bem, né?

Bom, não é bem assim. Engravidei com 72kg. Na balança atual estou com quase 75kg, então são 3kg em 4 meses. Considerando a minha tendência filha-da-puta pra engordar, acho que é uma boa média, mas não vou mentir. Acho que de agora em diante vou engordar mais porque minha barriga cresce a cada dia. Uma coisa!
Primeira foto - dez/2011 com 4 semanas
Segunda foro - mar/2012 com quase 20 semanas
Dá pra ver pelas fotos que eu já estou redonda, não nego. Mas também não tem taaaaaaaaaaanta diferença assim, vai?

Ou será que estou me enganando de novo?

sexta-feira, março 16, 2012

.:DEVO TER PERDIDO UNS 5KG HOJE:.

Isso porque eu resolvi cortar o cabelo e fazer a sobrancelha.

O negócio tava feio por aqui, viu?
Cabelo antes (comprido) e depois (mto curto).
Queria apenas tirar quatro dedinhos, mas ele tirou muito mais
e agora voltei a ter cara de bolacha Trakinas.


quinta-feira, março 15, 2012

.:RAPIDINHAS DA GORDINHA:.

PORQUE "SUMI" (LEIA-SE: MONOGRAFIA)
Estou sem postar porque finalmente cheguei a reta final da monografia e estou tentando aproveitar todo o tempo "livre" para acabar de vez com essa história. Falta super pouco [um "super pouco" que não acaba nunca].

ALIMENTAÇÃO (NOTÍCIA BOA!)
Apesar do creme de avelã e um pacote de bolacha que rolou aqui em casa ontem, a alimentação melhorou muito. Aos poucos, estou trocando o carboidrato dos lanches por queijo ou polenguinho. O intestino está uma maravilha por causa da ingestação de frutas e verduras. Estou muito feliz com isso. Essa semana fiz até sopa! Estou tomando no jantar com carne + 3 colheres de arroz.

PESO (NOTÍCIA RUIM)
Então, ele tá subindo. Hoje tomei coragem e resolvi me pesar (deixei de me pesar todos os dias desde o susto que levei). O peso atual é 74,5kg. Agora vai saber qual será o peso na balança da médica... Semana que vem tenho consulta com a GEO. Quero nem ver... Mas só pra constar: agora a barriga tá crescendo bem (e rápido).

GRAVIDEZ (SEMPRE UMA NOVIDADE)
Começo a sentir o pequeno Erick. Ainda é bem de leve e um pouco estranho, mas estou muito emocionada com essa nova sensação.

terça-feira, março 13, 2012

.:SÓ PORQUE EU DISSE:.

Foi só eu dizer que estava satisfeita com a minha atitude em postar o cardápio diariamente que não postei mais nada desde domingo.

Ai, Gordinha...

Mas é que domingo eu dei uma abusadinha, confesso. Fiz uma coisa que há muito tempo não fazia: belisquei. É que tem um pote de creme de avelã aqui em casa [de 750g!] e comi essa maravilha de várias maneiras: com sorvete, com banana e puro mesmo! Ai, ai, ai!

Daí veio a segunda-feira e o dia foi uma "coisa". Não estou preparada pra falar sobre isso ainda. [Tem relação com o dente. De novo!]

A alimentação de segunda-feira foi melhor, mas eu estava completamente sem frutas em casa. Já resolvi isso. Fui ao sacolão ontem e vou tornar padrão: segunda-feira vai ser dia de açougue e sacolão.

Hoje completamos 19 SEMANAS de gestação e já estou começando a sentir nosso pequeno Erick!

Café: pão integral com grãos, presunto, queijo, requeijão light/ café
Lanche: um palito de queijo, club social, laranja
Almoço: salada de alface, tomate e queijo, um pedaço de torta de atum/ barrinha de cereal
Lanche: barrinha de cereal, polenguinho light
Jantar: arroz, feijão, salsicha com batata, 1/2 banana/ 1 bola de sorvete com creme de avelã (ui!)
Ceia: fiz um sanduba de pão integral light, presunto, cream cheese light.

sábado, março 10, 2012

.:MARIA DO BAIRRO ATACA NOVAMENTE - EPISÓDIO 2:.

Ontem eu fui fazer o tal do tratamento dentário que virou uma novela.

A príncipio a médica não autorizou que fosse usada anestesia "normal" para fazer o tratamento. A dentista, que já me conhece bem, disse que eu não iria aguentar a dor.

Depois, encontramos uma anestesia que pode ser usada em grávida e marcamos o procedimento (canal) para sexta-feira -09/03.

No começo, apesar do medo de sentir dor, tudo foi muito bem. Ela conseguiu "matar" dois nervos, mas o terceiro... Ô nervinho filhodaput@ chato!

A dentista tentou anestesiar o nervo, só que eu comecei a sentir muita dor, suar, tremer, chorar! Começava assim mais um episódio da novela mexicana: Maria do Bairro.

Se eu fosse um pouco mais corajosa, teria terminado o tratamento, mas estava tão apavorada, nervosa, com medo (por mim e pelo baby que deve sentir alguma coisa) que decidimos deixar para outro dia.

Saí do consultório transtornada de tanta dor. Chorei no caminho até em casa de dor e de raiva por não ter terminado o tratamento.

Enfim, agora estou sem dor e tentando não pensar mais no nervo maledeto que quase acabou com a minha sexta-feira.

MUDANDO DE ASSUNTO

Postar o cardápio diariamente está sendo ÓTIMO para mim. Descubro onde estou errando, o que está faltando, o que está "sobrando". Já cheguei a conclusão que, no geral, não estou exagerando.

Por causa da gravidez, eu poderia usar mil desculpas e atacar doces, frituras, besteiras. No entanto, estou comendo coisas saudáveis, evitando açúcar, refrigerante, produtos industrializados... É claro que de vez em quando eu dou uma escapadinha, mas não tô fazendo disso um hábito, então, estou feliz com a minha postura.

Bem que eu merecia engordar o mínimo na minha primeira gestação!

Cardápio Sexta (Acho que está melhorando.)
Café da matina: pão integral, peito de peru, requeijão/ café
Lanche: Não comi nada. Tava chorando na cadeira da dentista.
Almoço (de molho, na casa da sogra): arroz, carne moída, 1 batatinha cozida, salada/ melancia
Lanche: 2 fatias de pão de forma normal, presunto, requeijão, queijo
Jantar: bife de filet mignon, arroz, feijão, salada e 2 dedos de Fanta laranja
Ceia: 3 bolachas de gergelim com margarina

Cardápio Sábado (Faltou fruta.)
Café da matina: 1/2 croassant de presunto e queijo/ 1/2 rosca doce/ café
Lanche: 1/2 pote de mini-bis
Almoço: sushi de pepino e kani com molho shoyo e teryaki
Lanche: pipoca com cheddar
Jantar: 1 pizza de brócolis e 1/4 de portuguesa/ coca zero
Ceia: uma laranja, 2 bolachas de gergelim

quinta-feira, março 08, 2012

.:A GORDINHA CAIU:.

É, minha gente, ontem eu não vim postar porque fui jantar fora com uns amigos e cheguei tarde em casa. Fomos a um restaurante e acho que, no geral, fiz escolhas saudáveis (apesar dos pastéis). 
Reencontro com amigos no Senzala. Eles acham que eu não engordei nada!
Ontem tomei um susto: levei um tombo na escola onde trabalho a tarde. Graças a Deus, não foi nada muito violento. Só bati o joelho esquerdo e senti um tranco de leve na barriga. Liguei pra médica, que pediu para eu colocar gelo, e disse para ficar tranquila.

Estar grávida está sendo uma experiência maravilhosa. Não me canso de ouvir diariamente os relatos das mulheres sobre a emoção de gerar uma vida, amamentar, olhar para a carinha assim que nasce... Fico emocionada quando ouço as histórias.

Além do mais, as pessoas têm sido tão fofas e gentis comigo.

Quando ando pela escola, tem sempre alguém puxando papo, perguntando como estou, se preciso de algo, fazendo um elogio, acariciando a barriga... Até as crianças ficam mais amáveis. Hoje cheguei na sala de aula e um aluno disse:
- Bom dia, professora linda!

E outra:
- Professora, estou vendo sua barriga crescer, mas não parece que você está grávida. Você não tá ficando gorda...

Nem precisa dizer que AMEI ouvir isso tudo.

O marido continua carinhoso, lindo, atencioso.

Tomara que tudo permaneça assim!

Cardápio na Tela! (Nota 7)
Café da matina: pão integral, presunto, queijo e requeijão/ café
Lanche: uma goiaba, 1/2 pacote de crocantíssimo
Almoço: pela primeira vez no ano, preparei a marmitinha de casa! arroz, feijão, carne desfiada, saladinha e laranja
Lanche: kiwi, 1/4 de pacote de crocontíssimo, 1 fatia  de queijo branco
Jantar: 1/4 de beirute de frango, 3 mini-pastéis (um carne, dois de queijo), suco de abacaxi com hortelã sem açúcar/ uma água com gás
Ceia: 1/2 bola de sorvete com 1/4 de banana

Cardápio de hoje (Nota 7)
Café da matina: pão integral, peito de peru, margarina/ café
Lanche: degustei um monte de queijo, 1 torrada com manteiga, 1 torrada com doce de leite
"Caixinha" de vitaminas e compras de queijo, doce de leite diet e manteiga

Almoço: arroz, carne desfiada, saladinha, milho, suco de pêssego
Lanche: 1/2 pacote de 100 calorias de pizza, 1 goiaba, 1 pollenguinho
Jantar: 3 mini pães com carne desfiada, 1 palito de muçarela de bufála, suco de pêssego, 3 carolinas de doce de leite
Ceia: 1/2 banana com leite em pó, 2 bolachas de gergilim




terça-feira, março 06, 2012

.:MÃOZINHA FURADA:.

Você está há poucas linhas de conhecer mais um defeito da Gordinha aqui (Viu, Lu! É da Gordinha AQUI e não da Gordinha aí!).

Vou contando meus defeitos aos poucos porque tenho certeza que, se você soubesse como eu realmente sou, sumiria do Memórias da Gordinha para toda a eternidade.

Enfim, desde que me conheço por gente, sou a pessoa mais mão furada da "faixa" da Terra.

Derrubo tudo o tempo todo. É insuportável!

Quando era pequena, pensei em amarrar meus materiais escolares na carteira com barbante.

Depois, já adolescente, ficava com raiva das COISAS (e não de mim mesma) e quando algo caia eu simplesmente dizia:
- Ah! Então você acha bonito ficar se jogando no chão? Pois fique aí até eu querer pegar você!

Muitas vezes falava isso gritando de tanta raiva. Coisa de gente maluca, eu sei.

O tempo passou e o defeito só piorou. Derrubo coisas no chão o dia inteiro. Caneta, garfo, livro, caderno,...

Hoje consegui mais uma proeza! Estava chegando em casa com o controle remoto do portão na mão, quando vi uma conhecida passando na rua. Ela andando, eu de carro. Resolvi cumprimentá-la. Quando fui acenar para a dita cuja, a porcaria do controle saiu voando pela janela do carro, caiu na rua e quebrou em cinquenta mil partes.

Eu fiquei desesperada! Parei o carro e fui procurar as peças no meio da rua. A menina não sabia se me ajudava ou caia na risada. Foi ridículo!

Achei só metade das peças, mas consegui abrir o portão. Fiquei com tanta raiva de mim mesma que cheguei em casa chorando por ser tão estabanada.

Será que eu não vou melhorar nunca?

Cardápio de hoje (Nota: 6)
Café: pão integral, presunto, requeijão e suco
Lanche: goiaba, pollenguinho, 2/3 de club social integral
Almoço: arroz, feijão, carne desfiada, pepino, tomate e água/ barrinha
Lanche: kiwi, maçã, 100 calorias de pizza
Jantar: 1 e 1/2 pão francês com carne e alface americana e suco/ 4 quadradinhos de sufler
Ceia: Água

segunda-feira, março 05, 2012

.:ALGUMAS FRUTINHAS, MUITO PÃO:.

Escrevendo o cardápio de hoje, tomei um susto. Substitui o arroz do almoço e do jantar por pão. Conclusão: comi muito pão!

Entretanto, cumpri o prometido e fui ao sacolão e ao açougue.


Comprei:
  • kiwi
  • banana
  • laranja
  • maçã
  • goiaba
  • batata
  • abobrinha
  • cenoura
  • cebola
  • pimentão
  • pepino
  • tomate cereja
  • mandioquinha
  • mandioca
Tá bom, né? Só não comprei folhas porque estavam muito feias, mas amanhã tem feira na rua da escola e vou ver se acho uma alface americana e mais alguma folhagem.

Café: pão integral, requeijão e peito de peru/ café
Lanche: pollenguinho, pera, pedaço de bolo
Almoço: legumes cozidos (brócolis, couve flor, beterraba), pão com grãos, queijo branco e peito de peru/ chá branco com lichia/ laranja
Lanche: pollenguinho, pêra
Jantar: carne louca com pão francês, milho cozido com margarina/ suco de pêssego
Ceia: uma bolinha de sorvete talvez

domingo, março 04, 2012

.:VERDURA QUE É BOM, NADA!:.

Não posso reclamar: meus finais de semana são sempre recheados de saídas, comidinhas e pessoas especiais.

No sábado, rolou aniversário da minha cunhada. Fomos a uma pizzaria super gostosa chamada Empório 167 na Móoca.

Já no domingo, fomos almoçar casa da sogra e recebemos a visitinha da minha Mamis a tarde.

Confira os cardápios (super pobre em legumes e verduras!!) e as fotos.

Sábado
Café: 2 fatias de pão integral de cenoura, requeijão light e presunto/ café
Almoço: 1/3 de lasanha 4 queijos Sadia, 3 nuggets
Lanche: 4 bolachas de gergelim/ 1 laranja
Jantar: queijos, azeitona, 1/2 brusqueta, 1 fatia de pizza/ suco de abacaxi/ 1/3 de bolo de petit gateu (o sorvete eu não comi), morango e kiwi


Domingo
Café: 2 fatias de pão integral de cenoura, requeijão light e presunto/ suco
Lanche: pedacinhos de pizza aperitivo (1/4)
Almoço: strogonoff de frango, arroz, 2 colheres de macarrão/ pêssego
Lanche: 1/2 pão francês com peito de peru, 1 fatia pequena de rocambole, café com adoçante e 4 pães de queijo pequenos
Jantar: Nada! (comi demais no lanche da tarde)
Ceia: uma laranja/ 1/2 crocantíssimo com requeijão light
Primeira foto: em dezembro, com cerca de 4 semanas.
Segunda foto: hoje, com a minha mamis, chegando na 18a semana.
Amanhã eu pretendo ir ao sacolão comprar algumas frutas e verduras (estou sentindo falta). Também preciso ir ao açougue. Você pode até não acreditar, mas desde terça-feira não cozinho em casa.

Amanhã é dia de tomar vergonha na cara e retomar a alimentação saudável. Certo, Gordinha?

sábado, março 03, 2012

.:UM PERIGO NA COZINHA:.

Ontem eu não postei o cardápio porque eu cheguei em casa tarde, tarde.

Recebemos visitas e saímos para comer. O certo seria cozinhar para as visitas, né? Mas ando errando feio com as panelas. Hoje fui fazer algo simples: fritar nuggets e consegui colocar FOGO no papel toalha. DUAS VEZES.

Não. Sem comentários.

(Ontem)
Café da matina: pão integral com requeijão e patê de presunto/ suco de usa light
Lanche: 1/2 sanduba de pão integral com presunto e queijo/ 1 pera
Almoço: (no restaurante por quilo) risotto de camarão, filet de peixe, banana frita, chuchu, tomate/ água com gás
Lanche da tarde:1/2 sanduba de pão integral com presunto e queijo/ 1 pcte de cookies integrais
Jantar: 3/4 do hamburguer, creme de milho, maionese e 1/2 fatia de pão de hamburguer, batata frita/ chá zero/ musse de chocolate

Hoje a noite teremos um aniversário e vai ser numa pizzaria, por isso, já estou maneirando nas outras refeições.


Eu e o Erick (dentro da barriga).
 Na quinta-feira, tive reunião com a minha orientadora da monografia e ela me disse que achou que eu não engordei nada, nada. Só a barriga mesmo. Fazia um mês que ela não me via e eu fiquei muito feliz de ouvir isso dela.

Não sei se é comum em mulheres grávidas, mas um sentimento contraditório toma conta de mim. Às vezes, me sinto linda-maravilhosa-gostosa-salve-salve-uhú! De repente, todo encanto se vai e me vejo feia-gorda-parecendo-a-bruxa-do-71!

É, acho que não é coisa de grávida, deve ser coisa de gente maluca mesmo.

quinta-feira, março 01, 2012

.:CURTA, "FOFA" E COM CALOR:.

Hoje o excesso do calor e a falta de humor me impedem de escrever muito.

Só o cardápio está bom?

Café da matina: croassant de peito de peru e queijo branco/ suco de uva light
Lanche da manhã: samantas (um biscoitinho doce)
Almoço: (na casa da minha orientadora!) salada de alface, tomate e couve flor, arroz, feijão, lagardo desfiado/ suco de caju
Lanche da tarde: bolo de laranja, uma pera
Jantar: 1 pizza pequena de frigideira de presunto, queijo e catupiry, 1 laranja, suco de uva light
Ceia: águaaaaaaaaaaaaaaaaa! (Só pra fazer xixi a noite inteira!)


Ah! Comprei pão integral e vou procurar os produtos que vocês indicaram no post anterior para resolver o meu probleminha. Depois posto a foto aqui.