.:INFÂNCIA E ADOLESCENTE DA GORDINHA:.

Não tive uma infância ruim. Era uma criança tranquila que gostava de brincar em silêncio. Meus brinquedos favoritos eram Barbie e LEGO. Mamis costuma dizer que nunca dei trabalho. Não fazia escândalo, não dava problema na escola e tinha minhas amiguinhas do prédio e da escola. Sempre fui uma criança calma.

E magra.

Mas quando a tal da pré-adolescência chegou e meus quilinhos a mais também, tudo tornou-se uma tormenta. Passei a sentir um frio na barriga todos os dias na hora de ir pra escola. Queria sumir.


Veja, eu nem era tão GORDA quanto os meninos e pais das minhas amigas achavam. Mas o preconceito e a encheção de saco fizeram com que eu tivesse uma péssima impressão sobre mim mesma.

Ouvia muito (MUITO) nessa época:

.... seu ROSTO é tão lindo.
... faz diet, menina.
... você não acha que está muito gorda?

 [ainda ouço essas m*rdas de vez em quando, né?]

Não via como eu era comunicativa, educada, inteligente e interessada. Só via as qualidades dos outros. Minhas amigas eram P.E.R.F.E.I.T.A.S.

Eu não.

Nessa época lembro de querer ser outra pessoa com frequência. Achava impossível alguém se interessar por mim. Quando dei meu primeiro beijo, fugi do rapaz de vergonha. Pensei: se ele está interessado em mim, boa coisa ele não é.

Os meninos da escola enchiam meu saco, mas como eu aprendi a ignorar logo, não era a que mais sofria com o bullying. Uma garota muito mais magra que eu, era constantemente irritada por eles porque ela corria atrás deles, socava, perdia a paciência. Eles acham o máximo.

Às vezes, me pergunto porque nunca pedi ajuda a um professor ou aos meus pais...

Tudo conseguiu ficar pior na adolescência propriamente dita. Eu tenho certeza que nessa fase entrei em depressão. Os meninos da escola nova já não enchiam mais a paciência, mas o estrago já havia sido feito. Eu estava cada dia mais fechada. Com vergonha de aparecer em público. De ser notada. Minhas amigas iam pras baladas, enquanto eu lia livros.

Estudei por três anos nessa escola e não consigo citar o nome de mais de 15 pessoas que estudaram comigo (e olha que tinha do primeiro colegial A até o J!).



Quando entrei na faculdade, já era obesa mórbida, mas acho que por se tratar da USP, todo mundo era bem tranquilo em relação à isso.


É claro que hoje, como professora, sempre trabalho com os alunos a questão das diferenças. Saber que elas existem é importante, mas respeitar tod@s é fundamental!

Quem foi meu aluno (e tem um monte que lê o blog) sabe que eu sempre digo que RESPEITO e TOLERÂNCIA são inegociável para mim. Na minha classe ninguém nunca foi chamado por um nome que não quisesse.


Comentários

Dri* disse…
Oi Rapha, tudo bem? Acompanho seu blog há um tempinho já, nunca comentei mas vi esta matéria hoje e lembrei de vc. É sobre a TED: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/02/26/interna_cidadesdf,472921/mae-cria-infografico-para-ajudar-filho-autista-e-arte-repercute-na-int.shtml
Bjins, Adriana
Raaaaafa!
Sempre acompanhei seu blog mas agora precisava falar!

Sou Camila, sou terapeuta ocupacional, me identifico com cada linha onde você fala das dificuldades em emagrecer.
Fiquei chateadissima quando vinha aqui dia apos dia... E achei que você tivesse abandonado.
Voltei aqui hoje, precisando ler que alguem sentia o mesmo que eu e fiquei feicíssima em saber que voltou.
Li todos os novos posts e já no primeiro post onde voce falava sobre o seu filho e que não queria compara-lo a outras crianças, imaginei o TEA.
Atuo na área de neurologia infantil, sou TO apaixonadaaaaa e atendo crianças com autismo e tenho um amor e respeito imenso.
Caso eu possa te ajudar com duvidas, atividades, enfim... Pode me procurar.
Ofereço ajuda em troca do tanto que me ajudou sem saber.
Deixo abaixo meu whatsapp:
(35) 99781024

Abraços!! Feliz pelo seu retorno.!!!
Unknown disse…
♥ Oi amiga, sou Josiane de Campinas-Sp ♥

♥ Infelizmente, parece que o padrão de beleza no mundo sempre foi diferente de tudo o que a gente é. Pegando carona nisso, sempre tem alguém pra nos por pra baixo por causa do que somos. E assim, nossa auto-estima fica pra baixo, a gente só não sabe como controlar nossos sentimentos e acaba indo pela palavra dos outros, ao invés de seguir em frente, nos valorizar, nos admirar, e fazer a diferença. ♥
☺ Voce sempre foi uma criança alegre e feliz, tenho certeza que tirou lindas liçoes dessa época. Nunca deixe que as palavras que rondavam voce na adolescencia sejam seu espelho hoje e no futuro. As vezes, não estamos de bem conosco, não nos valorizamos como deviamos e sempre ficamos admirados e querendo ser pessoas diferentes de nós, porque achamos elas mais interessantes. Mas estamos erradas de fazer isso, enquanto estamos preocupadas querendo ser como nossas amigas que na nossa mente são "perfeitas", uma pessoa ou uma nação, está perdendo uma joia rara que poderia fazer até coisas à mais, mas está muito ocupada no momento, se achando que nao tem valor.♥
♥ Salmo 94:17-"Se o Senhor não tivesse sido o meu auxílio, já a minha alma estaria habitando no lugar do silêncio.", ve, como que UMA alma é importante pra Deus! ♥
☺ Vejo que boa professora voce é, amiga, seus alunos tem bom exemplo e boa educação que nao é só dos pais que partem, mas de alguém zelosa e dedicada até por justiça. Proverbs 31:8-"Abre a tua boca a favor do mudo, a favor do direito de todos os desamparados." ☺

♥ Que cada vez mais voce cresça em amor, sabedoria, vitoria com a ajuda de Deus, Cristo e do Espírito Santo ♥
Unknown disse…
♥ Oi amiga, sou Josiane de Campinas-Sp ♥

☺ Acesse de seu computador:
ocaminhoantigo.tv

♥ E no Youtube:
O Caminho Antigo HD
A minha história é bem diferente da sua. Sempre fui magrelo e sofria com isso.
De tanto querer engordar. Aos 25 anos, comecei a comer exageradamente. Arrependo-me por isso. Parece que os exageros fizeram meu metabolismo desacelerar.
Hoje é um esforço para me manter magro, mas estou conseguindo.
Ana Paula disse…
saudades, estava sumida e agora estou de volta. E você como está?
Beijos
Ana

Postagens mais visitadas